BEDA #22 RESENHA - SENHORA

by - agosto 22, 2017




Oi, gente! Tudo bem com vocês?
Hoje venho aqui para falar de livro. Esse livro da literatura brasileira do autor José de Alencar que se destacou por  ser um grande romancista da literatura brasileira. O livro pertence a segunda metade do século XIX (19). O livro é com toda certeza uma crítica a sociedade interesseira que vive de aparência, Alencar não via perspectiva de mudança e que não havia solução para a sociedade.
O livro faz parte do Romantismo, mas vem carregado de características do Naturalismo e Realismo.


SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR 

"José de Alencar publicou Senhora em 1875, quando o Romantismo vivia já seus últimos anos de glória. Ao lado de Diva e Lucíola, Alencar completa com Senhora a trilogia com que se propôs a traçar perfis de mulher. São perfis marcados pela romântica passionalidade de mulheres que movem os romances urbanos de Alencar, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império. Em Senhora, Alencar tematiza o casamento por interesse, envolvendo Aurélia e Fernando num desgaste emocional que instigará o leitor até a situação final dos acontecimentos em nível da paixão humana. "

Aurélia, uma moça humilde e orfã de pai e um tempo depois também de mãe, namorava um moço, Fernando Seixas, mas acaba sendo trocada por Adelaide Amaral por causa da situação financeira. Após a morte de sua mãe Aurélia acaba recebendo uma inesperada herança de seu avô. E com o recebimento dessa herança , ela procura pelo Sr. Lemos dando-o a missão de lhe arrumar um casamento com o atual noivo de Adelaide,o Fernando. Ele deixa Adelaide e  acaba aceitando o casamento mesmo sem saber quem é a moça com quem vai casar e aceita o adiantamento que lhe é oferecido e aceita o compromisso. Fernando é surpreendido no dia do casamento quando vê que quem está no altar é sua antiga noiva que ele trocou por uma com situação financeira melhor.


MINHA OPINIÃO

Gente, esse é o meu livro favorito, preferido sem nenhuma dúvida, sou apaixonada pela história. Esse livro tem uma grande importância para a literatura brasileira,ele é um romance urbano que fala sobre o casamento por interesse dentro do século XIX, época em que a sociedade vivia muito de aparências e contradições.  Conheci o livro no Ensino médio na aula de literatura (Claro!! rsrs) e depois que o professor falou um pouco do livro fui atrás, consegui e terminei o livro bem rapidinho. Muita gente não gosta desse tipo de livro já que não tem a linguagem tão simples como os de hoje em dia, mas eu acho que ele são os melhores e não tenho dificuldade nenhuma, acho ainda mais atraente.


E vocês gostam de livros da literatura brasileira? Já leram algum ? Comenta aí nos comentário .


- Xoxo










VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários